A grife Dolce&Gabbana entrou com uma ação por difamação em um tribunal italiano buscando mais de US$ 600 milhões contra danos de dois blogueiros de moda dos EUA que publicaram comentários atribuídos a um dos estilistas da marca e que levaram a um boicote por consumidores asiáticos.
A ação foi movida no tribunal civil de Milão em 2019, mas só se tornou pública esta semana, quando os blogueiros postaram sobre ela em sua conta no Instagram, Diet Prada, amplamente seguido por seus comentários sobre a falta de originalidade em designs e questões sociais no mundo da moda.
O caso remonta a novembro de 2018, quando a Dolce&Gabbana enfrentou um boicote na Ásia após indignação sobre o que foram vistos como vídeos culturalmente insensíveis, promovendo um grande desfile em Xangai, e postagens subsequentes com comentários insultuosos em um chat privado do Instagram.
O desfile foi cancelado, varejistas suspenderam vendas de mercadorias da Dolce&Gabbana e asiáticos importantes acabaram por rejeitar a marca.
Os advogados de defesa dos blogueiros entraram com uma petição esta semana no tribunal civil de Milão, argumentando que a Itália não é o local correto para o caso, visto que o blog é produzido nos Estados Unidos e os supostos danos ocorreram na Ásia.
A grife está pedindo indenizações que totalizam mais de meio bilhão de euros, disse Scafidi.
Segundo ela, a Dolce&Gabbana busca 450 milhões de euros para restaurar a imagem da marca desde 2018, além de querer o ressarcimento de prejuízos de 3 milhões de euros para a empresa e 1 milhão para Gabbana, a quem foram atribuídos os comentários. O processo também pede mais de 8,6 milhões de euros pelo cancelamento do desfile em Xangai, outros 8,6 milhões de euros pelas despesas com pessoal e 89,6 milhões de euros pelas vendas perdidas na Ásia de novembro de 2018 a março de 2019.
Desde que se tornou público, o Diet Prada, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram, arrecadou mais de US$ 38.000 para sua defesa.
Fonte: O Globo